16 setembro 2008

Javascript frameworks

Frameworks foram desenvolvidos para facilitar o desenvolvimento web, seja ele em CSS, PHP, .NET ou qualquer outra linguagem de programação. Neste artigo você vai conhecer desde os mais famosos Frameworks JavaScript como jQuery, Prototype, e outros menos conhecidos:

jQuery

A jQuery é uma ferramenta muito versátil, que vai te ajudar a se concentrar mais no que realmente importa: a lógica para implementar a solução.

Prototype

Prototype é uma das livrarias/framework mais conhecidas e mais usadas para quem quer usar Ajax. Um dos problemas com o prototype é a corrente documentação, onde muitos usuários acham complicado e difícil de intender.

Google Webtoolkit

Google Web Toolkit é uma aplicação em JAVA que simplifica a criação de aplicações que queiram usar Ajax. Basicamente permite a qualquer programador criar Ajax usando JAVA deixando assim o GWT traduzir o código para Javascript e HTML.

Mochikit

Mochikit é um framework bastante estável e garante 100% suporte em termos de documentação para ajudar qualquer programador a usar esse framework.

MooTools

MooTools é um framework para programadores já com alguma experiência em Javascript. Ultimamente a utilização desse framework está crescendo muito e com uma documentação bastante simples de usar, Mootools pode ser outro dos grandes frameworks.

Bajax

Para quem procura uma solução simples e bastante leve em termos de tamanho (6kb) Bajax pode ser a solução ideal. Puramente para começar a usar Ajax para fazer updates do conteúdo sem o refresh das paginas de uma maneira fácil e simples.

Yahoo User Interface

A resposta da Yahoo no mundo dos frameworks. Uma das grandes vantagens de usar o YUI framework é a possibilidade de não ser preciso fazer o download do framework e poder apenas criar um link na nossa aplicação diretamente aos servidores do Yahoo.

Adobe Spry

Mais indicada para designers. Devido a integração com o Dreamweaver, Spry possibilita o desenvolvimento de aplicações de uma forma bastante fácil.

Dojo

O Dojo pode ser baixado a partir do site oficial em diversas edições. Cada edição contém determinadas partes da biblioteca do Dojo num arquivo Javascript, e permite que você carregue outras partes da biblioteca dinamicamente usando o método de importação do Dojo. A edição mais popular do Dojo é a edição de AJAX, com tamanho em torno de 132 Kb (compactado), e inclui suporte para operações assíncronas (para chamadas de AJAX), efeitos visuais, manipulações de eventos e as bibliotecas base do Dojo.

moo.fx

Pacote bem leve para desenvolvimento em Javascript.

Script.aculo.us

Criar efeitos visuais em Javascript era algo bem complexo. Entretanto, as coisas mudaram. O script.aculo.us é uma biblioteca que permite a criação de efeitos de forma super-simples, sem requerer conhecimentos “Ninja” em Javascript.

Rialto

O RIALTO (Rich Internet AppLication Toolkit) é uma biblioteca de componentes visuais escritos em Javascript. Entre os componentes disponíveis podemos encontrar divisores, grids, abas, pop-ups e árvores.
Rico

O Rico é um framework de código aberto em Javascript, utilizado para criação de aplicações Web baseadas no paradigma Ajax. Ele fornece uma interface para o desenvolvedor registrar os elementos que manipularão os requests (requisições) e responses (respostas) do protocolo HTTP. Ele também possui funcionalidades para implementação de drag and drop, efeitos visuais e comportamentos extras para elementos HTML.

jProton

Framework brasileiro que reúne as idéias utilizadas em outros Framewroks como o jQuery, Ext, Prototype, Mootools, e nos artigos e códigos de Peter Paul Koch, Dean Edwards e Douglas Crockford, e nas boas práticas de programação apresentadas na quinta edição do livro “JavaScript - The Definitive Guide - 5th Edition” de David Flanagan.

Sproutcore

O SproutCore é um framework em JavaScript desenvolvido pela Apple para criar aplicativos web que trabalhem como aplicativos instalados no desktop.

Qooxdoo

Qooxdoo é uma biblioteca de interface visual escrita em JavaScript que provê um grande conjunto de controles permitindo a criação de clientes ricos no browser, tendo compatibilidade com vários browsers em várias plataformas, geralmente em aplicações AJAX. Ele tira proveito dos recursos de orientação a objeto de JavaScript, tendo uma hierarquia poderosa de classes.

Ext JS

Ext JS é um framework crossbrowser para criar aplicações ricas para a Internet de alta performance.

Midori

Midori é um Framework JavaScript muito leve e crossbrowser, possui a capacidade de utilizar seletores CSS, correspondentes aos elementos do Dom para criar animações e efeitos.

Fleegix.js

Fleegix.js tem um excelente suporte aos “acontecimentos do sistema” que ajuda você manipular os eventos do DOM (como mouseover’s, onClick, etc…). Inclui uma função JavaScript para serialização de objetos em formato JSON (fleegix.jason.serialize).

Archetype JavaScript Framework

Archetype é um Framework muito robusto muito parecido com o Prototype. Archetype possui uma dependência do sistema para iniciar os componentes necessários para as páginas web. Ele também tem ênfase em tornar seu código legível e não obstrutivo.

Clean AJAX

Clean AJAX é uma solução crossbrowser para Ajax, que utiliza mensagens para controlar os requests. É uma solução muito simples de utilizar, possui suporte a XSLT, criptografia, acesso a Web services, histórico e cache.

ASP.NET AJAX

O framework Microsoft ASP.NET AJAX incorpora a tecnologia Ajax de desenvolvimento para web sendo uma evolução da tecnologia ATLAS onde você tem a facilidade de arrastar e soltar alguns controles ASP.NET AJAX no seu formulário web, como qualquer controle ASP.NET, para ter os recursos da tecnologia AJAX sem precisar conhecer nada de JavaScript, DHTML.