1 O que é “Joomla!”?
O Joomla! é o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) em maior expansão de uso na comunidade de desenvolvedores de sites dinâmicos. Provavelmente é um dos mais procurados por ser Open Source e com grandes comunidades de usuários e desenvolvedores. Os pontos fortes do Joomla!, além de ser Open Source, são: diversidade de extensões extras (desenvolvidas não necessariamente pelos próprios desenvolvedores), seus componentes e seus módulos e plugins, que são atualizados constantemente e são de grande valia para os profissionais que o utilizam para desenvolvimento de sites e portais dinâmicos.
O Joomla! é um projeto de código aberto, desenvolvido em PHP e a sua última versão estável é a 1.5. Instalar o Joomla! é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade de conhecer qualquer linguagem de programação. Com um servidor de internet (IIS do Windows ou Apache do Linux) e uma base de dados MySql, é possível obter um site completo e dinâmico.
2 Componentes.
O conceito de componentes do Joomla!, é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções padrões do Joomla!
Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. O componente Banners permite gerenciar banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.
Existem cententas (ou milhares) de componentes como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores de formulários, etc. Grande parte dos componentes são gratuitos (GNU GPL), porém alguns possuem licença comercial (que geralmente são de baixo custo).
Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente ou o desenvolvimento de um componente específico.
3 Usando o “Joomla!”.
Os usuários com acesso ao “frontend” podem criar conteúdo diretamente no próprio site, pois ao se “logarem” o Joomla! oferece a opção de criação de conteúdo. Assim, usuários autores podem ser treinados e contribuir com seus artigos diretamente, sem depender de qualquer profissional especializado. Usuários editores podem alterar artigos de todos os autores. Usuários com permissão de “publisher” podem liberar os artigos para acesso ao público.
Utilizando o “backend”, que é uma interface separada do site propriamente dito, os usuários administradores podem criar novas seções, novas categorias, arquivar artigos, instalar novos módulos ou componentes, trocar o layout e o visual do site, etc.
Para fazer a instalação, customização e manutenção do Joomla!, algum conhecimento técnico será necessário. Mas esse conhecimento pode ser assimilado por qualquer pessoa disposta a estudar o assunto. Em outras palavras, não é necessário entender nem aprender programação. Nem mesmo é necessário conhecer ferramentas de design, pois layouts podem ser comprados ou encomendados a alguém (além dos gratuitos).
4 Bibliografia.
http://www.joomla.com.br/
http://www.joomla.org.br/
http://pt.wikipedia.org/